PENSANDO EM IMPORTAR MERCADORIAS DE PAÍSES DA UNIÃO EUROPÉIA (UE)?

Os produtos que você compra em outro estado membro da UE podem cruzar a fronteira sem a intervenção da alfândega. Na EU aplica-se a livre circulação de mercadorias. No entanto, existem regras ao fazer negócios na UE, por exemplo, para IVA (BTW na Holanda). 

Pesquisa de mercado e requisitos de produto

Você já fez uma pesquisa de mercado para ver se há necessidade do produto que deseja importar? Isso faz parte do Plano de Negócios, se sua empresa ainda não começou, ou do Planejamento Estratégico, se você visa crescimento no mercado. Esses são dois produtos que ofereço nos meus serviços e que terei o prazer em ajudar você, caso tenha necessidade.

Dois sites eu recomendo muito para busca de dados estatísticos para a pesquisa de mercado: o site Statistics Netherlands e o site Retail Insiders. 

Contatando possíveis fornecedores

Você pode entrar em contato com os fornecedores de várias maneiras, seja em feiras internacionais como digitalmente, devido ao corona

E falando em estratégia, minha especialidade, é interessante você pedir amostras e orçamentos antes de fazer seus pedidos. Uma amostra lhe dará imediatamente uma impressão do nível de qualidade do produto. 

Igualmente importante são as cotações para comparar os fornecedores de acordo com seus principais critérios, definidos no Plano de Negócios, como preço, prazo de entrega e condições de pagamento.

E como fica a comunicação com esses fornecedores? Se a língua for uma barreira, talvez o melhor seja se comunicar por e-mail. Pode ser que vocês não se entendem pelo telefone. O inglês é a língua ideal para usar no e-mail, o que nos ajuda a evitar mal-entendidos o máximo possível. Assim você pode recorrer à troca de e-mails em caso de problemas com o pedido.

Calcular preço de custo

Trazer seu produto para a Holanda custa dinheiro. Você fez um plano financeiro e a precificação? Não dar para chegar ao valor do preço final sem um bom levantamento de custos e taxas. Isso é muito bem trabalhado nas minhas consultorias pois são essenciais na analise da viabilidade do negócio. 

Para confirmar um compromisso

Você pode registrar acordos com seu fornecedor em um contrato ou acordo. Você geralmente conclui um contrato por escrito; em papel ou por e-mail. Um acordo verbal também é legalmente válido. Mas em caso de problema com seu fornecedor, você tem pouca ou nenhuma prova dos acordos feitos. Concordar com uma cotação enviada também é um acordo.

Como importador, às vezes você obtém exclusividade do seu fornecedor. Isso significa que o fornecedor apenas entrega a você seus produtos destinados a um determinado mercado. Um determinado mercado é, por exemplo, o mercado holandês ou uma clientela específica. Registre acordos sobre isso em um contrato de distribuição. Esse precisa ser muito bem formalizado, para não ter problemas futuros.

Organizar transporte

A UE é um mercado único sem fronteiras internas. Você não precisa passar pela alfândega com suas mercadorias. Às vezes, exceções se aplicam. Por exemplo, se você importar mercadorias de outro estado membro e o transporte dessas mercadorias ocorrer em um país não pertencente à UE, como a Suíça. 

Você pode preferir que o transporte seja providenciado pelos fornecedores e que eles façam a entrega. Claro que nem sempre é possível, mas é o ideal.  

Pague seu fornecedor

Se você pagar depois da entrega, você não corre nenhum risco como importador. Se você pagar adiantado, há uma chance de seu fornecedor não entregar sua mercadoria. Veja com o seu banco sobre a forma de pagamento que melhor se adapta à sua transação. 

Alguns fornecedores querem que o pagamento em quatorze dias, outros em 30 ou até 60 dias. Eles podem solicitar um limite de crédito para a sua seguradora de crédito . Também existem fornecedores que dão um desconto de 2 a 3% se pagarmos a fatura em até dez dias. Este é um bônus interessante para produtos que venderão rapidamente. A vantagem de pagar depois é que você pode esperar para pagar se faltar mercadoria no seu pedido. 

IVA(BTW) na importação

A maioria do fornecedores dentro da UE enviam faturas com 0% de IVA . 

Se você comprar mercadorias de uma empresa em outro país da UE e as mercadorias forem transportadas para a Holanda, isso é chamado de aquisição intracomunitária para você como importador . Para o fornecedor, trata-se de uma entrega intracomunitária. Você receberá uma fatura com 0% de IVA estrangeiro e será cobrado o IVA holandês em sua compra. As regras do IVA são diferentes para alguns bens. Por isso, utilize sempre a ferramenta do site da Administração Fiscal e Aduaneira. 

Documentos na importação

Geralmente, você não precisa de nenhum documento além de uma nota de remessa do transportador e uma lista de embalagem de mercadorias se importar mercadorias de outro Estado-Membro. Documentos adicionais se aplicam a determinados produtos . Por exemplo, um certificado da UE para animais e plantas em extinção ou uma licença de atacado para medicamentos.

Você coleta mercadorias de seu fornecedor com seu próprio meio de transporte? Certifique-se de que consegue demonstrar com uma fatura e um contrato, por exemplo, que fornece o seu próprio transporte . Caso contrário, durante uma verificação na estrada, você corre o risco de ser visto pela polícia ou por um serviço de inspeção como uma empresa de transporte. Como empresa de transporte, você precisa de licenças especiais.

E então? Animado(a) com a ideia de importar produtos da própria UE? Que tal antes de qualquer coisa estruturar o seu Plano de Negócios para ver se esta é uma idéia viável? Isso é o que eu recomendo e, caso queira conversar a respeito, agende uma conversa introdutória pelo meu site.